Nascimento
Maria do Carmo Sales de Amorim (nome de solteira), nascida no dia 03 de setembro de 1915, em Alagoa Grande/PB, filha de Artemísia Sales de Amorim (1895-1986), natural do Rio Grande do Norte e de Gedeão Ângelo de Amorim (1889-1950), nascido em Ingá/PB, mas criado em Alagoa Grande, na casa do avô que, possuindo muitos bens, alimentava o sonho de dar ao neto uma esmerada educação. Lamentavelmente, na época do Cangaço, Antônio Silvino (1875-1944), roubando-lhe tudo, tornou-se impossível a realização do seu mais caro desejo.
Artemísia e Gedeão
Maria do Carmo aos 3 meses.
Álbum de Família
Aos 13 anos de idade 21/04/1929
(com franja) ao lado dos pais (no canto à esquerda) aos 14 anos
Maria do Carmo e família
Maria do Carmo com a mana Geusa.
Fazenda em Alagoa Grande.
Em 1932.
Novembro de 1975.
A cidade de Alagoa Grande/PB
" A vossa cidade é bela e original com a sua topografia acidentada, seus montes próximos oferecendo a amplidão e a poesia dos horizontes claros do Nascente".
(Celso Mariz, escritor paraibano, em uma Conferência no Teatro Santa Ignez, Alagoa Grande, 1949)
O Município de Alagoa Grande está situado no Brejo Paraibano, há 110 Km. da Capital. Trata-se de um dos mais tradicionais municípios paraibanos, cuja colonização data do início do séc. XVIII (aproximadamente em 1700) e cuja emancipação política se deu no século XIX (1865).
Por sua pujança econômica e social, era denominada Rainha do Brejo.
Tratando-se de uma pequena cidade interiorana, as famílias, depois do jantar, tinham o costume de colocar cadeiras nas calçadas das residências a fim de baterem papo com os vizinhos ou amigos.
Use o zoom para ver detalhes do mapa
Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem
Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem
Teatro Santa Ignez